
A Guarda Municipal foi criada em 3 de novembro de 1892, pelo Ato n.º6, do intendente (prefeito) de Porto Alegre, Alfredo Augusto de Azevedo. De 1892 a 1893, ficou adida à Brigada Militar do Estado. Nesse período, por conta do Município ficou unicamente o pagamento de vencimento dos praças e de alguns oficiais, bem como o aluguel do quartel.
Em 10 de outubro de 1896, pelo Ato n.º 20, o novo intendente, João Luiz de Farias Santos, organiza a Polícia Administrativa do Município. Em 17 de novembro de 1986, o intendente interino Cherubi Febeliano da Costa, decreta a extinção da Guarda Municipal e o Corpo de Fiscais, incorporando a Guarda Municipal à Polícia Administrativa até 1928.
Em 10 de janeiro de 1929 é assinado convênio com o Governo do Estado, para que os serviços de Higiene, Policiamento e Instrução, fossem feitos pela administração estadual. Na época, o Corpo da Guarda era constituído de quadro administrativo e por três destacamentos isolados, com sedes no bairro Rio Branco, em Belém Novo e na Ilha da Pintada. O convênio com o Estado expira em 31 de dezembro de 1935. Em 1936, outro convênio é firmado com o Estado pelo prefeito Alberto Bins, funcionando até o ano de 1957. Pertencente no início ao quadro da Organização Municipal, a Guarda Civil foi transferida à administração do Estado por convênio com o Município. Pouco tempo depois, a Guarda Civil passou efetivamente para o Estado.
Pelo Decreto n.º 1410, de 31 de dezembro de 1957, o setor de Guardas é criado no Município, subordinado à Secção de Fiscalização do Departamento de Limpeza Pública. Em 10 de agosto de 1959, conforme o Decreto n.º 1835, assinado pelo prefeito Tristão Sucupira Viana, extingue-se o setor de Guardas existente do D.L.P.. Para maior eficiência, ele cria o Serviço da Guarda Municipal, subordinando-o à Secretaria do Governo Municipal e estabelecendo suas atribuições.Com o Decreto n.º 2069, de 10 de agosto de 1960, é alterada a denominação do Serviço de Guarda Municipal, para Guarda Municipal. Em 30 de janeiro de 1969, pelo Decreto n.º3865, assinado pelo Prefeito Célio Marques Fernandes, a Guarda Municipal passa a denominar-se Serviço de Vigilância Municipal.
Por concurso
Em 1981, é realizado o primeiro concurso público para a admissão de novos vigilantes. O objetivo é aprimorar e melhorar o desempenho de suas funções. O concurso seguinte é realizado em 1985. Um ano antes é concedida a gratificação por risco de vida, através da Lei 5404. Em 1988 é concedida a gratificação por atividade perigosa, através da Lei 6309. São estabelecidos 630 cargos,e, nos anos de 1991 e 1992 são realizados novos Concursos Públicos. Em 1994, através do decreto 11.140, é modificada a denominação de "Serviço de Vigilância Municipal" para "Guarda Municipal". O Órgão é subordinado à Secretaria do Governo, à sua Supervisão para Assuntos Internos.
Em 1997, a Prefeitura cria a Ronda Escolar, serviço prestado diretamente à SMED, projeto elaborado com os poucos recursos existentes na época, mas com êxito e boa repercussão na Administração.O atendimento é direcionado à SMED por ter na época a maior demanda, além de ser o maior cliente da GM.
São constituídas guarnições de patrulheiros, compostas por dois guardas, distribuídos por áreas distintas. Tem início o serviço de patrulhamento da GM, que passa compor as atribuições do guarda municipal. Em 1998, é apresentada a primeira fase do Projeto SAE (Alarmes Eletrônicos), cuja intenção é propiciar a necessária ampliação do atendimento prestado, propondo algumas adequações na Matriz de Atendimento e instalação de sistema de alarmes eletrônicos com o monitoramento e atendimento realizados pela GM. Há reestruturação da GM com a descentralização dos serviços e divisão em seis áreas operacionais, criando-se a função de Supervisor de Área.
Em 1999 é apresentada a segunda fase do Projeto SAE, agora com a participação de outras Secretarias, em especial a SMS, com os mesmos objetivos da primeira etapa. É uma nova adequação da estrutura, com o acréscimo de mais uma área (totalizando sete). O sistema vem sendo ampliado, encontrando-se hoje em fase de reavaliação através de um Projeto de modernização para atender a demanda existente.
Novo Século
Em 2002, com a criação da Secretaria dos Direitos Humanos e Segurança Urbana, a GM passa a integrá-la. A Guarda Municipal atua na manutenção da segurança do patrimônio público municipal (bens, serviços e instalações). Esse serviço envolve a proteção aos bens móveis e imóveis, a garantia do desempenho das funções dos servidores e da oferta de serviço aos usuários, implicando na sua participação nas decisões de assuntos pertinentes à segurança do município (Fóruns e Conselhos), na elaboração de projetos em sua área de competência e na tomada de decisões para as ações necessárias ao desenvolvimento de seu trabalho.
Dentro destas tarefas, hoje são guarnecidos os próprios municipais em quase toda a sua totalidade (334 setores), quer através de efetivo fixo, lotado junto ao próprio municipal, quer através do sistema de alarmes, com a vigilância móvel em patrulhas. A GM também realiza atividade de apoio à Procuradoria do Município, ao Departamento Municipal de Habitação, à Secretaria de Obras e Viação, Área de Risco e junto à Defesa Civil, na fiscalização da cidade, em questões de reintegrações de posse, nos casos de ocupações e em situações emergenciais de chuva, incêndio, desabamento, sempre com a parceria da Brigada Militar.
Em 10 de outubro de 1896, pelo Ato n.º 20, o novo intendente, João Luiz de Farias Santos, organiza a Polícia Administrativa do Município. Em 17 de novembro de 1986, o intendente interino Cherubi Febeliano da Costa, decreta a extinção da Guarda Municipal e o Corpo de Fiscais, incorporando a Guarda Municipal à Polícia Administrativa até 1928.
Em 10 de janeiro de 1929 é assinado convênio com o Governo do Estado, para que os serviços de Higiene, Policiamento e Instrução, fossem feitos pela administração estadual. Na época, o Corpo da Guarda era constituído de quadro administrativo e por três destacamentos isolados, com sedes no bairro Rio Branco, em Belém Novo e na Ilha da Pintada. O convênio com o Estado expira em 31 de dezembro de 1935. Em 1936, outro convênio é firmado com o Estado pelo prefeito Alberto Bins, funcionando até o ano de 1957. Pertencente no início ao quadro da Organização Municipal, a Guarda Civil foi transferida à administração do Estado por convênio com o Município. Pouco tempo depois, a Guarda Civil passou efetivamente para o Estado.
Pelo Decreto n.º 1410, de 31 de dezembro de 1957, o setor de Guardas é criado no Município, subordinado à Secção de Fiscalização do Departamento de Limpeza Pública. Em 10 de agosto de 1959, conforme o Decreto n.º 1835, assinado pelo prefeito Tristão Sucupira Viana, extingue-se o setor de Guardas existente do D.L.P.. Para maior eficiência, ele cria o Serviço da Guarda Municipal, subordinando-o à Secretaria do Governo Municipal e estabelecendo suas atribuições.Com o Decreto n.º 2069, de 10 de agosto de 1960, é alterada a denominação do Serviço de Guarda Municipal, para Guarda Municipal. Em 30 de janeiro de 1969, pelo Decreto n.º3865, assinado pelo Prefeito Célio Marques Fernandes, a Guarda Municipal passa a denominar-se Serviço de Vigilância Municipal.
Por concurso
Em 1981, é realizado o primeiro concurso público para a admissão de novos vigilantes. O objetivo é aprimorar e melhorar o desempenho de suas funções. O concurso seguinte é realizado em 1985. Um ano antes é concedida a gratificação por risco de vida, através da Lei 5404. Em 1988 é concedida a gratificação por atividade perigosa, através da Lei 6309. São estabelecidos 630 cargos,e, nos anos de 1991 e 1992 são realizados novos Concursos Públicos. Em 1994, através do decreto 11.140, é modificada a denominação de "Serviço de Vigilância Municipal" para "Guarda Municipal". O Órgão é subordinado à Secretaria do Governo, à sua Supervisão para Assuntos Internos.
Em 1997, a Prefeitura cria a Ronda Escolar, serviço prestado diretamente à SMED, projeto elaborado com os poucos recursos existentes na época, mas com êxito e boa repercussão na Administração.O atendimento é direcionado à SMED por ter na época a maior demanda, além de ser o maior cliente da GM.
São constituídas guarnições de patrulheiros, compostas por dois guardas, distribuídos por áreas distintas. Tem início o serviço de patrulhamento da GM, que passa compor as atribuições do guarda municipal. Em 1998, é apresentada a primeira fase do Projeto SAE (Alarmes Eletrônicos), cuja intenção é propiciar a necessária ampliação do atendimento prestado, propondo algumas adequações na Matriz de Atendimento e instalação de sistema de alarmes eletrônicos com o monitoramento e atendimento realizados pela GM. Há reestruturação da GM com a descentralização dos serviços e divisão em seis áreas operacionais, criando-se a função de Supervisor de Área.
Em 1999 é apresentada a segunda fase do Projeto SAE, agora com a participação de outras Secretarias, em especial a SMS, com os mesmos objetivos da primeira etapa. É uma nova adequação da estrutura, com o acréscimo de mais uma área (totalizando sete). O sistema vem sendo ampliado, encontrando-se hoje em fase de reavaliação através de um Projeto de modernização para atender a demanda existente.
Novo Século
Em 2002, com a criação da Secretaria dos Direitos Humanos e Segurança Urbana, a GM passa a integrá-la. A Guarda Municipal atua na manutenção da segurança do patrimônio público municipal (bens, serviços e instalações). Esse serviço envolve a proteção aos bens móveis e imóveis, a garantia do desempenho das funções dos servidores e da oferta de serviço aos usuários, implicando na sua participação nas decisões de assuntos pertinentes à segurança do município (Fóruns e Conselhos), na elaboração de projetos em sua área de competência e na tomada de decisões para as ações necessárias ao desenvolvimento de seu trabalho.
Dentro destas tarefas, hoje são guarnecidos os próprios municipais em quase toda a sua totalidade (334 setores), quer através de efetivo fixo, lotado junto ao próprio municipal, quer através do sistema de alarmes, com a vigilância móvel em patrulhas. A GM também realiza atividade de apoio à Procuradoria do Município, ao Departamento Municipal de Habitação, à Secretaria de Obras e Viação, Área de Risco e junto à Defesa Civil, na fiscalização da cidade, em questões de reintegrações de posse, nos casos de ocupações e em situações emergenciais de chuva, incêndio, desabamento, sempre com a parceria da Brigada Militar.
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